CRIANÇA E ADOLESCENTE É PRIORIDADE, PRINCIPALMENTE NA CATÁSTROFE!

Após a tragédia de 12/01/2011, a Ministra da Secretaria Nacional dos Direitos Humanos esteve em Teresópolis pretendendo apurar denúncias de adoção irregular, maus tratos e abusos contra crianças e adolescentes. Verificada a inverdade das denúncias, oriundas de jornalismo incorreto e boataria desmedida, a Ministra propôs a criação de um coletivo para cuidados especiais aos menores de 18 anos vitimados pela catástrofe.

De sua iniciativa, após muitos debates, resultou o Comitê de Proteção às Crianças e aos Adolescentes Vítimas das Chuvas. Como resultado da sua atuação, foi criado também o Conselho de Abrigos Emergenciais de Teresópolis*. ESTE BLOG É O CANAL INFORMATIVO DESSAS ORGANIZAÇÕES.
*(OBS - Que por razões estratégicas, chamou-se, até 02/03/11 Conselho Municipal de Abrigos Emergenciais)

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

SEGUNDA REUNIÃO - 27/01/2011


LOCAL - Vara da Infância, da Juventude e do Idoso
HORÁRIO - 14 horas.

Informações:
  • Do Secretário da SMDS (Rudimar) - Há 4.180 famílias cadastradas , prevê que este número possa aumentar. Abrigos bem servidos de alimentação, roupas e apoio humano. Existe equipe de geólogos, com a defesa civil, fazendo avaliação das residências para saber quais serão demolidas. Oficialmente existem 32 abrigos de exceção.
  • Do Representante de Aldeias Infantis SOS (Fábio Paes) - As providências tomadas plo Comitê poderão garantir proposta de resoluções que a Secretaria Nacional dos Direitos Humanos poderá traçar como orientação para outros lugares nas mesmas condições.
  • Da Representante da SNDH (Alice) - Informou a possibilidade representante do Comitê ir a Brasília para passar a experiência organizacional de proteção infanto-juvenil na emergência vivida em Teresópolis.
  • Da Presidente do CMAS (Margareth Rose) - Colocou APAE à disposição do Comitê. Pediu atenção com portadores de necessidades especiais existentes das escolas e creches municipais.
  • Da Vara da Infância (Denilson) - Remoção de crianças, idosos e deficientes das áreas de risco informou-se que iniciarão na sexta-feira – 28/-1/2011.

Definições:
  • Ao Comitê compete apenas sugerir modos de uso de verbas destinada especificamente à proteção de crianças e adolescentes vítimas da catástrofe. Quem delibera é o CMDCA.
  • Eleita comissão (Fábio, Denilson, Lívia, Vilma, Margarete e Rafaela) para elaboração de orientações técnicas a serem levadas como proposta de administração dos abrigos em reunião a ser realizada no dia 28/01/2011.
  • Eleita para secretariar o Comitê a representante da SME Adriana Vital.
  • Saída do MP da Coordenação, a pedido da Promotora de Justiça, dado o seu papel institucional. Substituído pelo CMDCA.
Encerrada a reunião às 16 horas. Encerrado o trabalho de redação às 19 horas.
Este é um resumo da ata elaborada pela Secretária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário