CRIANÇA E ADOLESCENTE É PRIORIDADE, PRINCIPALMENTE NA CATÁSTROFE!

Após a tragédia de 12/01/2011, a Ministra da Secretaria Nacional dos Direitos Humanos esteve em Teresópolis pretendendo apurar denúncias de adoção irregular, maus tratos e abusos contra crianças e adolescentes. Verificada a inverdade das denúncias, oriundas de jornalismo incorreto e boataria desmedida, a Ministra propôs a criação de um coletivo para cuidados especiais aos menores de 18 anos vitimados pela catástrofe.

De sua iniciativa, após muitos debates, resultou o Comitê de Proteção às Crianças e aos Adolescentes Vítimas das Chuvas. Como resultado da sua atuação, foi criado também o Conselho de Abrigos Emergenciais de Teresópolis*. ESTE BLOG É O CANAL INFORMATIVO DESSAS ORGANIZAÇÕES.
*(OBS - Que por razões estratégicas, chamou-se, até 02/03/11 Conselho Municipal de Abrigos Emergenciais)

quinta-feira, 17 de março de 2011

REUNIÃO DO CONSELHO DE ABRIGOS



Data: 16/03/11
Iniciada às 09:10horas

Presentes: Pr. David Mendonça (Abr. Irg. Brasil p/Cristo), Jorge M.Rezende (Assoc Moradores Água Quente), Maria Aparecida (Paróquia Sta Rita), Aline dos Anjos (Abr. Igr. Bat. Serra dos Órgãos), Denilson (Vara da Infância), Maria Margarida de Barros e Vanda Barbosa de Franca (Abr. Associação de Promoção Social- López y Vicuña).

Informes e debates gerais:

Atualização dos abrigos - A Secretária do Conselho de Abrigos ligou para os abrigos no dia anterior (15 de março) para verificar o número de pessoas nos abrigos e quais abrigos estão ativados. Na reunião de hoje nós só confirmamos o que tinha sido colocado anteriormente pelos coordenadores dos abrigos.
Situação do Termo de Compromisso entre a PMT(SDS) e os abrigos - Documento que está sendo elaborado pela SDS em parceria com o Conselho de Abrigos. No momento estamos esperando o retorno da SDS.
Ponto de distribuição (apoio) - Foi informado que na Reunião do Comite de Banco de Alimentos e Doações, que os abrigos ( e ex abrigos que são pontos de apoio) poderão ficar como ponto de distribuição. Estamos aguardando maiores informações para efetuar a inscrição dos pontos de distribuição.
Situação da Saúde Mental para os abrigos - Debatemos sobre a importância de voltar o diálogo com a Saúde Mental da SMS, para as situações de dependentes químicos (casos de alcoolismo) nos abrigos.

Decisões/encaminhamentos:

• Diálogo com a SMS.
• Solicitar a SDS o Termo de compromisso, e informações sobre Ponto de distribuição de alimentos e doações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário