CRIANÇA E ADOLESCENTE É PRIORIDADE, PRINCIPALMENTE NA CATÁSTROFE!

Após a tragédia de 12/01/2011, a Ministra da Secretaria Nacional dos Direitos Humanos esteve em Teresópolis pretendendo apurar denúncias de adoção irregular, maus tratos e abusos contra crianças e adolescentes. Verificada a inverdade das denúncias, oriundas de jornalismo incorreto e boataria desmedida, a Ministra propôs a criação de um coletivo para cuidados especiais aos menores de 18 anos vitimados pela catástrofe.

De sua iniciativa, após muitos debates, resultou o Comitê de Proteção às Crianças e aos Adolescentes Vítimas das Chuvas. Como resultado da sua atuação, foi criado também o Conselho de Abrigos Emergenciais de Teresópolis*. ESTE BLOG É O CANAL INFORMATIVO DESSAS ORGANIZAÇÕES.
*(OBS - Que por razões estratégicas, chamou-se, até 02/03/11 Conselho Municipal de Abrigos Emergenciais)

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

CARTA ABERTA - CONSELHO DE ABRIGOS APELA À UNIÃO EM PROL DA CIDADE


CONSELHO MUNICIPAL DE ABRIGOS EMERGENCIAIS PROPÕE:
UNIÃO PARA VENCER A CRISE


O momento é extremamente grave. Vivemos uma crise inédita decorrente da catástrofe de 12 de janeiro. Os abrigos emergenciais se tornaram ponta de lança deste processo, porque lidaram com a emergência de forma pronta, rápida e solidária. Tem havido um voluntariado empenhado e incansável. São situações muito difíceis do ponto de vista social, humano e organizativo.

Entretanto, temos acompanhado movimentações que pretendem misturar a crise política que em maior ou menor grau, já existia no Município, com a crise decorrente da catástrofe. Este conselho entende que o melhor caminho é o diálogo. Na busca de soluções, procuramos nos organizar para levar as demandas ao governo, de forma legítima. Que existam discordâncias com o Poder Executivo é normal. Mas que estas divergências impeçam a possibilidade de melhor organizarmos as soluções de que a população vitimada carece, pode ser um comportamento danoso, que eventualmente cobrará alto preço em futuro não muito distante.
Por isso queremos apelar:
  • Que os Abrigos Emergenciais, por seu Conselho Municipal, sejam melhor ouvidos e atendidos e façam parte do processo decisório com relação às decisões que envolvam a população abrigada;
  • Que todas as forças da sociedade civil, organizações, OAB, ACIAT, ONG’s, empresas, igrejas, associações empresariais, estejam presentes na condução da crise, buscando a harmonia possível com o Poder Executivo;
  • Que os partidos políticos se organizem para o diálogo com o governo, em torno de um Programa de Emergência que obtenha a superação da crise decorrente do atual estado de calamidade pública em que vivemos.

Teresópolis, 02 de fevereiro de 2011.


CONSELHO MUNICIPAL DE ABRIGOS EMERGENCIAIS.

2 comentários:

  1. Bom Dia;
    Poderia me informar qual o endereço do Conselho.
    Gostaria de ter contato direito o seu Diretor-Presidente-Conselheiro.
    meu e-mail é: josegomestere@hotmail.com

    José Gomes da Rocha
    Teresópolis/RJ

    ResponderExcluir
  2. Prezado,

    Como vc poderá ver do post aqui do blog (http://comitevitimasdachuva.blogspot.com/2011/05/ultima-reuniao-nota-enceramento-das.html) o Conselho encerrou atividades.

    Abraços.

    Denilson Cardoso de Araújo

    ResponderExcluir