CRIANÇA E ADOLESCENTE É PRIORIDADE, PRINCIPALMENTE NA CATÁSTROFE!

Após a tragédia de 12/01/2011, a Ministra da Secretaria Nacional dos Direitos Humanos esteve em Teresópolis pretendendo apurar denúncias de adoção irregular, maus tratos e abusos contra crianças e adolescentes. Verificada a inverdade das denúncias, oriundas de jornalismo incorreto e boataria desmedida, a Ministra propôs a criação de um coletivo para cuidados especiais aos menores de 18 anos vitimados pela catástrofe.

De sua iniciativa, após muitos debates, resultou o Comitê de Proteção às Crianças e aos Adolescentes Vítimas das Chuvas. Como resultado da sua atuação, foi criado também o Conselho de Abrigos Emergenciais de Teresópolis*. ESTE BLOG É O CANAL INFORMATIVO DESSAS ORGANIZAÇÕES.
*(OBS - Que por razões estratégicas, chamou-se, até 02/03/11 Conselho Municipal de Abrigos Emergenciais)

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

REUNIÃO DE HOJE - 1 - Conselho de Abrigos e Segurança

Hoje o Conselho de Abrigos, por sua Comissão Coordenadora, capitaneada pela Secretária Aline, se reuniu na Vara da Infância, com os Secretários de Segurança (Capitão Laet), de Desenvolvimento Social (Rudimar) e com a SubSecretária de Saúde (Drª Luciana). Foi uma proveitosa reunião de trabalho, objetiva, com as partes bem preparadas para o diálogo, da qual anotamos os seguintes resultados.

SEGURANÇA DOS ABRIGOS

Estiveram acompanhando o Capitão Laet, o Major Anderson (no Comando da PM), o Capitão Charopen (Força Nacional) e o Major Maia (do Gabinete de Segurança Integrada). A equipe, que compõe o CGC - Centro de Gerenciamento de Crise, instalado pela Secretaria Municipal de Segurança Pública compareceu com um planejamento operacional realizado a partir de entrevistas e visitas nos abrigos, logo após a apresentação da demanda na reunião de 2ª feira na PMT. Viu-se que o plano contemplou a maior parte das preocupações dos abrigos.

PEDIDOS DO CONSELHO DE ABRIGOS, seguido da resposta do Gabinete de Segurança Pública e eventual comentário da Coordenação:
  • RONDA DIURNA em todos os abrigos -------------- GARANTIDA SUA REALIZAÇÃO PELA EQUIPE DE SEGURANÇA - JÁ EM CURSO;
  • SEGURANÇA 24 horas no abrigo da Paróquia São Cristóvão --------------- GARANTIDA SUA REALIZAÇÃO, COMO TAMBÉM NOS ABRIGOS "RECOMEÇAR" (Meudon/Bebidas Comary) e no Abrigo sediado na ESCOLA MONSENHOR MÁRIO DO CARMO BENASSI (Alto de Vieira);
  • RONDA NOTURNA NOS ABRIGOS Igr Cristã Amor em Cristo (19h), Igr Assembléia de Deus -Posto Bibi (22h), Igr Metodista Centenário - Barra (21h), Igr Brasil para Cristo - Várzea (21h), Paróquia de Sta Rita (21h) Projeto Vida Nova (22h), Igr Assembléia de Deus - Paineiras ('noite') ----------------- GARANTIDA A REALIZAÇÃO DE RONDA NOTURNA, EMBORA NÃO TENHAM COMO GARANTIR A PRECISÃO DO HORÁRIO ANOTADO. ----------Neste ponto chegou-se a um consenso de que a preocupação é com o período de retorno ao abrigo dos abrigados que retornam de atividades diurnas, alguns alcoolizados ou tensos pelo dia de trabalho ou insucessos, nesta época de dificuldades. Neste horário, até o recolhimento efetivo para o sono, ocorre maior circulação no abrigo, propiciando ambiente confuso, propício à possibilidade de indisciplina ou ilicitude. Assim, embora sem a garantia de horário específico, ficou indicada a necessidade de reforço de segurança no período.
  • SEGURANÇA NOTURNA, SEDIADA nos Abrigos "Renascer", da Igr Batista Barra do Imbuí (19 às 07h); Abrigo "Recomeçar", Meudon/Bebidas Comary (19 às 07hs); Escola Monsenhor Benassi (19 às 07hs); Igr Batista Central (21 às 06hs); Igr Batista da Serra dos Órgãos (21 às 06 hs); Paróquia de S. Cristóvão (22 às 06hs) ---------------- A equipe do Gabinete de Crise informou da impossibilidade de atendimento desse pedido, por falta de efetivo. Propôs a intensificação das rondas noturnas. Ficou acertado que não ocorrerá apenas passagem em frente do abrigo, mas ocorrerá também contato com o responsável noturno pelo abrigo, o que deve ser providenciado.-------------- Foram contactados alguns Abrigos que tinham esse pleito, como as Igrejas Batistas Central, da Barra e da Serra dos Órgãos que concordaram com o formato. Como visto em item anterior, o Abrigo Recomeçar (Meudon/Beb Comary) passou a ser acompanhado 24 hs, como também o da Paróquia de S. Cristõvão e o da Escola Mons Benassi. Assim, a Coordenação deu por bem encaminhada a solução da demanda.
  • RECOMENDAÇÕES E ACORDOS GERAIS - Houve orientação de que as emergências de segurança, mesmo nos Abrigos, sigam o curso normal de contato com o 190, da Polícia Militar. O Comandante da PM recomendou especial identificação do reclamante, como sendo responsável por Abrigo, fornecendo seu nome, e pedindo o nome do militar atendente. Em caso de não resolução do problema, foram fornecidos à Coordenação do Conselho de Abrigos os telefones dos comandos das forças em atuação, para contato emergencial.
*.*
Demais itens negociados com SMDS e Secret de Saúde, seguirão em postagens separadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário