CRIANÇA E ADOLESCENTE É PRIORIDADE, PRINCIPALMENTE NA CATÁSTROFE!

Após a tragédia de 12/01/2011, a Ministra da Secretaria Nacional dos Direitos Humanos esteve em Teresópolis pretendendo apurar denúncias de adoção irregular, maus tratos e abusos contra crianças e adolescentes. Verificada a inverdade das denúncias, oriundas de jornalismo incorreto e boataria desmedida, a Ministra propôs a criação de um coletivo para cuidados especiais aos menores de 18 anos vitimados pela catástrofe.

De sua iniciativa, após muitos debates, resultou o Comitê de Proteção às Crianças e aos Adolescentes Vítimas das Chuvas. Como resultado da sua atuação, foi criado também o Conselho de Abrigos Emergenciais de Teresópolis*. ESTE BLOG É O CANAL INFORMATIVO DESSAS ORGANIZAÇÕES.
*(OBS - Que por razões estratégicas, chamou-se, até 02/03/11 Conselho Municipal de Abrigos Emergenciais)

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

REUNIÃO DAS COORDENAÇÕES - Abrigos e Comitê

Acabou agora a reunião das Coordenações do Conselho de Abrigos com o Comitê. Ficou acertado entre as duas direções o seguinte:
  • REPRESENTAÇÃO NA REUNIÃO DE HOJE com a SMDS, para tratar do tema Banco de Alimentos ("centralização da recepção e distribuição dos suprimentos e donativos"): Comparecerão Monica (CT) e Denilson (VIJI);
  • CENTRALIZAÇÃO E DISSEMINAÇÃO DE INFORMAÇÕES - Embora tenha o Comitê decidido na última reunião que o assunto pertencia ao Conselho de Abrigos, as coordenações entenderam que o Conselho é menos abrangente e mais especializado que o Comitê, que tem maior abrangência e amplitude. Portanto, o assunto deve ser tratado e encaminhado por ele, sem prejuízo da parceria contínua entre os dois colegiados;
  • REMUNERAÇÃO DO GERENCIAMENTO DE ABRIGOS - As coordenações entenderam ser urgente "profissionalizar" o gerenciamento dos abrigos, através de pessoas remuneradas pelo Erário, eis que se trata (o serviço de abrigamento emergencial), de serviço público. As pessoas podem ser servidores ou contratados da PMT, mas onde for conveniente (por peculiaridades locais), deve ser aproveitado o serviço voluntário já existente, efetuando-se a devida remuneração;
  • RECOMENDAÇÃO E APELO -Existe hoje um grande fluxo de organizações e entidades visitando abrigos, cada uma realizando sua vistoria, fiscalização ou elaboração de cadastros (já existem cadastros da SMDS, do MP, da SME, da Saúde, do Judiciário). Noticiou-se, inclusive, que a OAB criou uma comissão que efetuaria visita aos abrigos no próximo domingo. Isso expõe por demais os abrigados, onera o gerenciamento dos abrigos, e - em muitos casos - não contribui para o melhor encaminhamento de soluções e providências. Assim, as coordenações RECOMENDAM aos gerentes de abrigos que evitem o acesso de organizações em visita que não esteja previamente agendada e APELAM às diversas organizações para que evitem tais visitas. Informações podem ser obtidas via Conselho de Abrigos, Comitê ou SMDS, lembrando-se, ainda, que existe a promessa do novo Secretário, Dione Manetti, de um esforço para tabulação e unificação dos dados de forma a facilitar o gerenciamento das providências.
Presentes: Aline (Abrigos), Denilson (VIJI), Margarete Rosi (Comitê - APAE e CMAS), Monica (Comitê - Conselho Tutelar) e Aparecida (Abrigos)
*.*
elaborado por Aline e Denilson

Nenhum comentário:

Postar um comentário