CRIANÇA E ADOLESCENTE É PRIORIDADE, PRINCIPALMENTE NA CATÁSTROFE!

Após a tragédia de 12/01/2011, a Ministra da Secretaria Nacional dos Direitos Humanos esteve em Teresópolis pretendendo apurar denúncias de adoção irregular, maus tratos e abusos contra crianças e adolescentes. Verificada a inverdade das denúncias, oriundas de jornalismo incorreto e boataria desmedida, a Ministra propôs a criação de um coletivo para cuidados especiais aos menores de 18 anos vitimados pela catástrofe.

De sua iniciativa, após muitos debates, resultou o Comitê de Proteção às Crianças e aos Adolescentes Vítimas das Chuvas. Como resultado da sua atuação, foi criado também o Conselho de Abrigos Emergenciais de Teresópolis*. ESTE BLOG É O CANAL INFORMATIVO DESSAS ORGANIZAÇÕES.
*(OBS - Que por razões estratégicas, chamou-se, até 02/03/11 Conselho Municipal de Abrigos Emergenciais)

sábado, 26 de fevereiro de 2011

ORGANIZAÇÃO DOS DONATIVOS E 'BANCO DE ALIMENTOS' em debate

Comparecemos (Denilson, Monica, Aline e Pr. Arnou) à reunião chamada pelo Dione, Secretário do SMDS, ao meio-dia de ontem (25/02), na sede da Secretaria.

Fomos informados, com os outros participantes (Rotary, administradores de depósitos de mantimentos, empresários) da redução do ritmo de donativos que pode, mais à frente, causar escassez.

Também debateu-se a questão da necessidade de centralização cadastral dos donativos existentes, de seus locais e dos favorecidos. Neste último caso, porque se constata haver fornecimento excessivo a algumas famílias, em detrimento de outras necessitadas.

Presente a Alterdata, empresa de software, ofereceu seus serviços para informatização de todo o sistema, através de soft já desenhado e operacional. Foi tirada uma comissão (da qual participa Aline) para avaliar o produto e observar a necessidade de inclusão de algum campo, para que na 5ª feira, em nova reunião, se comece a decidir sobre a unificação de dados.

O Secretário reafirmou compromisso da Secretaria para informatização e unificação de todos os cadastros de atingidos pela catástrofe, passo inicial e urgente para racionalização operacional. Lembrou também que, da atual situação é embrionária da futura criação de um "Banco de Alimentos" em caráter permanente, para apoio aos mais desfavorecidos, independente da catástrofe.

A unificação dos depósitos não foi aprovada, mantendo-se, cada entidade (Rotary, empresas, igrejas, etc) no controle do armazenamento e entrega dos donativos, apenas, quando existir o sistema, com a impostação de dados das operações efetivadas.

Renovada por nós, que já a havíamos debatido no âmbito do Conselho, a proposta de criação dos "Pontos de Apoio" em locais mais distantes, de forma a facilitar a operação de fornecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário