CRIANÇA E ADOLESCENTE É PRIORIDADE, PRINCIPALMENTE NA CATÁSTROFE!

Após a tragédia de 12/01/2011, a Ministra da Secretaria Nacional dos Direitos Humanos esteve em Teresópolis pretendendo apurar denúncias de adoção irregular, maus tratos e abusos contra crianças e adolescentes. Verificada a inverdade das denúncias, oriundas de jornalismo incorreto e boataria desmedida, a Ministra propôs a criação de um coletivo para cuidados especiais aos menores de 18 anos vitimados pela catástrofe.

De sua iniciativa, após muitos debates, resultou o Comitê de Proteção às Crianças e aos Adolescentes Vítimas das Chuvas. Como resultado da sua atuação, foi criado também o Conselho de Abrigos Emergenciais de Teresópolis*. ESTE BLOG É O CANAL INFORMATIVO DESSAS ORGANIZAÇÕES.
*(OBS - Que por razões estratégicas, chamou-se, até 02/03/11 Conselho Municipal de Abrigos Emergenciais)

quarta-feira, 23 de março de 2011

REUNIÃO DO CONSELHO DE ABRIGOS

Data: 23/03/11
Iniciada às 09:15 horas

Presentes: Pr. David Mendonça (Abr. Irg. Brasil p/Cristo), Maria Aparecida (Paróquia Sta Rita), Aline dos Anjos (Abr. Igr. Bat. Serra dos Órgãos), Denilson (Vara da Infância), Maria Margarida de Barros e Vanda Barbosa de Franca (Abr. Associação de Promoção Social- López y Vicuña), Arthur (Abr. Igr. Bat. Barra do Imbuí).

Informes e debates gerais:
  • Atualização dos abrigos - fizemos a revisão do número de pessoas atendidas nos abrigos.
  • Periodicidade das reuniões - debatemos sobre a necessidade da quantidade de reuniões, para a atual fase dos abrigos ( redução no número de abrigos).
  • Situação da Saúde Mental para os abrigos - Retomamos o debate sobre o diálogo com a Saúde Mental da SMS, para as situações de dependentes químicos (casos de alcoolismo) nos abrigos. A secretária do Conselho de Abrigos, Aline dos Anjos em conversa com a Dr. Cláudia Reis, relatou que a SMS através da Saúde Mental propõe conversar com os coordenadores dos abrigos na reunião do Conselho de Abrigos. Mas na presente reunião, questionou-se sobre a importância da visitação da SMS nos abrigos para diagnosticar os casos de abrigados que necessitam de atendimento oferecido pela Saúde Mental.
  • Documento sobre o Aluguel Social - Os abrigos confirmaram que receberam da SDS a Portaria sobre o Aluguel social.

Decisões/encaminhamentos:

  • Solicitar a SMS comparecimento aos abrigos para fazer o diagnóstico das pessoas nos abrigos que necessitam de atendimento prestado pela Saúde Mental da SMS.
  • As reuniões do Conselho de Abrigos terão periodicidade quinzenal. Na medida da urgência dos abrigos, poderão ter reuniões extraordinárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário