CRIANÇA E ADOLESCENTE É PRIORIDADE, PRINCIPALMENTE NA CATÁSTROFE!

Após a tragédia de 12/01/2011, a Ministra da Secretaria Nacional dos Direitos Humanos esteve em Teresópolis pretendendo apurar denúncias de adoção irregular, maus tratos e abusos contra crianças e adolescentes. Verificada a inverdade das denúncias, oriundas de jornalismo incorreto e boataria desmedida, a Ministra propôs a criação de um coletivo para cuidados especiais aos menores de 18 anos vitimados pela catástrofe.

De sua iniciativa, após muitos debates, resultou o Comitê de Proteção às Crianças e aos Adolescentes Vítimas das Chuvas. Como resultado da sua atuação, foi criado também o Conselho de Abrigos Emergenciais de Teresópolis*. ESTE BLOG É O CANAL INFORMATIVO DESSAS ORGANIZAÇÕES.
*(OBS - Que por razões estratégicas, chamou-se, até 02/03/11 Conselho Municipal de Abrigos Emergenciais)

sexta-feira, 4 de março de 2011

REUNIÃO DO CONSELHO DE ABRIGOS



Data: 02/03/11
Iniciada às 09:10horas

Presentes: Pr. David Mendonça (Abr. Irg. Brasil p/Cristo), Jorge M.Rezende (Assoc Moradores Água Quente),Maria Aparecida (Paróquia Sta Rita), Raquel Ruck(Abr Igr Bat Central), Aline dos Anjos (Abr. Igr. Bat. Serra dos Órgãos), Denilson (Vara da Infância), Maria Margarida de Barros e Vanda Barbosa de Franca (Abr. Associação de Promoção Social- López y Vicuña), Ana Paula Lima (Abr. Recomeçar- Bebidas Comary)

Informes e debates gerais:

Relato das barracas - Foi relatada a situação da colocação das barracas no abrigo Recomeçar. É possível colocar 27 barracas (para 27 famílias), mas o número total de famílias é 78. Outras 51 barracas teriam que ser colocadas na parte externa. O problema é que com chuvas intensas, a área fica alagada (um lago que se forma com o grande volume de água). Sendo avaliado pela coordenação do abrigo, Prefeitura e Rotary Club qual a solução a adotar, inclusive obras.
A Associação de Água Quente se sente abandonada em relação as necessidades do segundo distrito. Uns dos principais problemas é o atendimento médico (em especial dependência química), e a assistência alimentícia as famílias desalojadas.
Criação de Termo de Compromisso entre a PMT e os Abrigos. Está sendo organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social em parceria com a prefeitura. Debatemos na reunião a importância de incorporar nesse regimento as Orientações Técnicas para os Serviços de Abrigamento Emergencial (que está neste blog).
Situação dos abrigos: foi verificado em alguns abrigos a necessidade da análise da situação de idosos (alguns em estado de abandono familiar).


Decisões/encaminhamentos:

Reivindicação junto a Secretaria de Saúde sobre o apoio ao tratamento de Dependência Química em alguns abrigos e para a Associação de Moradores de Água Quente.
Comunicar a prefeitura o “prazo” para a desocupação do Abrigo Associação Lopez Vicuña dia 30 de março de 2011.
O Conselho de Abrigos reforça a necessidade de urgência no diálogo entre: Rotary Club, Abr. Recomeçar/Bebidas Comary e Prefeitura (Secretaria de Desenvolvimento Social) para resolver a questão das barracas.
• As partes acordantes do Termo devem ser a Secretaria de Desenvolvimento Social e os Abrigos, com a assistência do Conselho e do Comitê.
Recomenda-se para a situação dos idosos procurar a Bianca que cuida do segmento,na Vara de Infância, da Juventude e do Idoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário