CRIANÇA E ADOLESCENTE É PRIORIDADE, PRINCIPALMENTE NA CATÁSTROFE!
quinta-feira, 24 de março de 2011
CRISE POLÍTICA EM TERESÓPOLIS - RESUMO DOS FATOS
ESCLARECIMENTOS - COMITÊ E SUAS ATAS
quarta-feira, 23 de março de 2011
ATUALIZAÇÃO LISTA DE ABRIGOS
REUNIÃO DO CONSELHO DE ABRIGOS
Iniciada às 09:15 horas
Presentes: Pr. David Mendonça (Abr. Irg. Brasil p/Cristo), Maria Aparecida (Paróquia Sta Rita), Aline dos Anjos (Abr. Igr. Bat. Serra dos Órgãos), Denilson (Vara da Infância), Maria Margarida de Barros e Vanda Barbosa de Franca (Abr. Associação de Promoção Social- López y Vicuña), Arthur (Abr. Igr. Bat. Barra do Imbuí).
- Atualização dos abrigos - fizemos a revisão do número de pessoas atendidas nos abrigos.
- Periodicidade das reuniões - debatemos sobre a necessidade da quantidade de reuniões, para a atual fase dos abrigos ( redução no número de abrigos).
- Situação da Saúde Mental para os abrigos - Retomamos o debate sobre o diálogo com a Saúde Mental da SMS, para as situações de dependentes químicos (casos de alcoolismo) nos abrigos. A secretária do Conselho de Abrigos, Aline dos Anjos em conversa com a Dr. Cláudia Reis, relatou que a SMS através da Saúde Mental propõe conversar com os coordenadores dos abrigos na reunião do Conselho de Abrigos. Mas na presente reunião, questionou-se sobre a importância da visitação da SMS nos abrigos para diagnosticar os casos de abrigados que necessitam de atendimento oferecido pela Saúde Mental.
- Documento sobre o Aluguel Social - Os abrigos confirmaram que receberam da SDS a Portaria sobre o Aluguel social.
- Solicitar a SMS comparecimento aos abrigos para fazer o diagnóstico das pessoas nos abrigos que necessitam de atendimento prestado pela Saúde Mental da SMS.
- As reuniões do Conselho de Abrigos terão periodicidade quinzenal. Na medida da urgência dos abrigos, poderão ter reuniões extraordinárias.
segunda-feira, 21 de março de 2011
quinta-feira, 17 de março de 2011
REUNIÃO DO CONSELHO DE ABRIGOS
Iniciada às 09:10horas
Presentes: Pr. David Mendonça (Abr. Irg. Brasil p/Cristo), Jorge M.Rezende (Assoc Moradores Água Quente), Maria Aparecida (Paróquia Sta Rita), Aline dos Anjos (Abr. Igr. Bat. Serra dos Órgãos), Denilson (Vara da Infância), Maria Margarida de Barros e Vanda Barbosa de Franca (Abr. Associação de Promoção Social- López y Vicuña).
Informes e debates gerais:
sexta-feira, 11 de março de 2011
RETIFICAÇÃO - NOTA DE FALECIMENTO
quarta-feira, 9 de março de 2011
DEFENSORIA PÚBLICA DIZ PRESENTE!
sexta-feira, 4 de março de 2011
NOTA DE FALECIMENTO
E-MAIL DO FÁBIO PAES DO ALDEIAS INFANTIS
E-mail recebido por mim agora há pouco.
"Peço por gentileza que vocês socializem este e-mail para toda a rede, pois estou sem o e-mail de algumas pessoas.
Car@s companheir@s,
“Se, na verdade, não estou no mundo para simplesmente a ele me adaptar, mas para transformá-lo; se não é possível mudá-lo sem um certo sonho ou projeto de mundo, devo usar toda possibilidade que tenha para não apenas falar de minha utopia, mas participar de práticas com ela coerentes”. Paulo Freire
Depois de um longo inverno sem comunicar-me com vocês, venho explicar a minha atual situação (de tempo x espaço).
Cheguei em SP com muitas demandas reprimidas e outras que apareceram como avalanches.
Sou assessor nacional da Organização e temos o compromisso de apoio com todos os Programas em mais de 12 Estados.
Este ano estamos estruturando e formando a nova equipe da área que dá o suporte direto ao desenvolvimento dos Programas, que necessitam de um alinhamento político, metodológico e instrumental.
Por isso, definimos que a presença do Alexandre nestes próximos três meses contemplará as respostas necessárias que podemos oferecer para o Município de Teresópolis ao longo deste tempo. Isto se dará até a contração efetiva de um gestor local
Mesmo de longe tenho acompanhando os passos que foram muitos e fico emocionado ao imaginar que uma tragédia, marcada por muitas mortes, trouxe também um sentimento e atitude de vida para a cidade. E como a presença ativa de alguns integrantes são peças que movimentam e despertam a cidade para este estado.
Considero-me parte desta história e o que precisarem contem sempre comigo. Eu havia planejado um retorno o quanto antes, porém, terei que fazer uma viagem de um mês para a Bolívia e Peru (tem coisas que não podemos escolher, mas sim apenas deixar-se conduzir). Desta maneira adio esta possibilidade para Abril.
Estarei fora do país do dia 07/03 a 08/04. Mesmo assim estarei disponível por e-mail, acredito que telefone lá será um problema.
Enfim, escrevo estas linhas para socializar a minha situação e legitimar ainda mais a presença e as estratégias da Organização em Teresópolis.
Saibam que para nós não tem mais volta, assumimos esta terra como parte de nossa história enquanto organização.
Obs. Oficialmente para toda e qualquer demanda ou decisão em nome da Aldeias Infantis SOS contem com o colaborador Alexandre.
Estaremos sempre juntos.
Saudações de alguém que acredita e fará sempre parte deste movimento.
Agradecido,
FÁBIO JOSÉ GARCIA PAES
Assessor Nacional
Desenvolvimento de Programas"
REUNIÃO DO CONSELHO DE ABRIGOS
Iniciada às 09:10horas
Presentes: Pr. David Mendonça (Abr. Irg. Brasil p/Cristo), Jorge M.Rezende (Assoc Moradores Água Quente),Maria Aparecida (Paróquia Sta Rita), Raquel Ruck(Abr Igr Bat Central), Aline dos Anjos (Abr. Igr. Bat. Serra dos Órgãos), Denilson (Vara da Infância), Maria Margarida de Barros e Vanda Barbosa de Franca (Abr. Associação de Promoção Social- López y Vicuña), Ana Paula Lima (Abr. Recomeçar- Bebidas Comary)
Informes e debates gerais:
• Relato das barracas - Foi relatada a situação da colocação das barracas no abrigo Recomeçar. É possível colocar 27 barracas (para 27 famílias), mas o número total de famílias é 78. Outras 51 barracas teriam que ser colocadas na parte externa. O problema é que com chuvas intensas, a área fica alagada (um lago que se forma com o grande volume de água). Sendo avaliado pela coordenação do abrigo, Prefeitura e Rotary Club qual a solução a adotar, inclusive obras.
• A Associação de Água Quente se sente abandonada em relação as necessidades do segundo distrito. Uns dos principais problemas é o atendimento médico (em especial dependência química), e a assistência alimentícia as famílias desalojadas.
• Criação de Termo de Compromisso entre a PMT e os Abrigos. Está sendo organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social em parceria com a prefeitura. Debatemos na reunião a importância de incorporar nesse regimento as Orientações Técnicas para os Serviços de Abrigamento Emergencial (que está neste blog).
• Situação dos abrigos: foi verificado em alguns abrigos a necessidade da análise da situação de idosos (alguns em estado de abandono familiar).
Decisões/encaminhamentos:
• Reivindicação junto a Secretaria de Saúde sobre o apoio ao tratamento de Dependência Química em alguns abrigos e para a Associação de Moradores de Água Quente.
• Comunicar a prefeitura o “prazo” para a desocupação do Abrigo Associação Lopez Vicuña dia 30 de março de 2011.
• O Conselho de Abrigos reforça a necessidade de urgência no diálogo entre: Rotary Club, Abr. Recomeçar/Bebidas Comary e Prefeitura (Secretaria de Desenvolvimento Social) para resolver a questão das barracas.
• As partes acordantes do Termo devem ser a Secretaria de Desenvolvimento Social e os Abrigos, com a assistência do Conselho e do Comitê.
• Recomenda-se para a situação dos idosos procurar a Bianca que cuida do segmento,na Vara de Infância, da Juventude e do Idoso.