CRIANÇA E ADOLESCENTE É PRIORIDADE, PRINCIPALMENTE NA CATÁSTROFE!

Após a tragédia de 12/01/2011, a Ministra da Secretaria Nacional dos Direitos Humanos esteve em Teresópolis pretendendo apurar denúncias de adoção irregular, maus tratos e abusos contra crianças e adolescentes. Verificada a inverdade das denúncias, oriundas de jornalismo incorreto e boataria desmedida, a Ministra propôs a criação de um coletivo para cuidados especiais aos menores de 18 anos vitimados pela catástrofe.

De sua iniciativa, após muitos debates, resultou o Comitê de Proteção às Crianças e aos Adolescentes Vítimas das Chuvas. Como resultado da sua atuação, foi criado também o Conselho de Abrigos Emergenciais de Teresópolis*. ESTE BLOG É O CANAL INFORMATIVO DESSAS ORGANIZAÇÕES.
*(OBS - Que por razões estratégicas, chamou-se, até 02/03/11 Conselho Municipal de Abrigos Emergenciais)

sábado, 26 de fevereiro de 2011

IMPORTANTE - Fórum Nacional de Prevenção e Gerenciamento em Eventos Extremos


ESTÁ MEIO EM CIMA DA HORA,
MAS QUEM PUDER É BOM ATENTAR PARA
A NOTÍCIA IMPORTANTÍSSIMA:

O Centro de Ecologia Aplicada de Teresópolis – CEAT realiza nos dia 26 e 27 de fevereiro o I Fórum Nacional de Prevenção e Gerenciamento em Eventos Extremos, no Hotel Alpina, em Teresópolis. Em pauta, as razões das drásticas chuvas e as conseqüências do fenômeno, as formas de prevenção e programas de treinamento e preparação de pessoal técnico e da população.

Serão avaliados ainda os cenários socioeconômicos e ambientais, a identificação das prioridades, os obstáculos potenciais e as oportunidades no processo de reconstrução das áreas atingidas. “Participamos de várias incursões, após as chuvas, às regiões atingidas e, sobretudo, às mais abandonadas. Queremos mobilizar a população e as autoridades para debatermos o problema. Este encontro também tem o objetivo de mostrar que Teresópolis continua de pé e que há uma grande mobilização de todos os setores da sociedade para recuperar as áreas atingidas”, afirmou o Presidente do CEAT, Augusto Braga.

O Fórum abordará temas como recuperação das cidades afetadas, com a participação de autoridades de Santa Catarina, prioridades para a recuperação da região serrana, prevenção de epidemias, entre outros temas. No sábado, o encontro contará ainda com depoimentos de pessoas atingidas pelas fortes chuvas e também de profissionais que atuaram nos resgates das vítimas. Participarão do I Fórum Nacional de Prevenção e Gerenciamento em Eventos Extremos representantes da sociedade civil e da administração pública, especialistas, empresários e educadores.

Para se inscrever, basta acessar o site www.ecoaplicada.com.br e clicar no link do Fórum ou ligar para (21) 2742-2775 ou 7497-3862.

Serviço: I Fórum Nacional de Prevenção e Gerenciamento em Eventos Extremos Data: 26 e 27 de fevereiro de 2011 Horário: a partir das 9h Local: Hotel Alpina – Rua Cândido Portinari, 837 – Golfe (Salão de Convenções)

Programação:
26 de FevereiroSábado
  • 9h – Abertura 9h10 – Apresentação dos dados atualizados da catástrofe da região serrana pelas autoridades municipais das cidades atingidas. Apresentação de cartas de risco e cartas geotécnicas de seus municípios
  • 10h10 – O fenômeno: influências climáticas e geográficas Ana Luiza Coelho Neto – Geógrafa UFRJ Carlos Nobre – Ciências da Terra – INPE S.J. dos Campos (SP) Marco Sayão Magri – Fórum Social Global José Marengo – Climatologista – INPE S.J. dos Campos (SP) Antonio Valente – Geoquímico UFF
  • 11h – Tribuna Livre – Depoimentos de pessoas atingidas pela catástrofe e de profissionais que atuaram nos resgates
  • 11h10 – Prevenção e Educação Indicadores, serviços de alerta, relação do homem e seu meio antes, durante e depois da catástrofe Moacir Duarte – Especialista em Gerenciamento de Riscos – Coppe UFRJ Sérgio Besserman – Economista PUC-Rio Comandante Alberto Oliveira Ney Murtha – Agência Nacional de Águas – Especialista em monitoramento de réguas de beira de rio e sistemas de alerta
  • 11h40 – Debate
  • 12h40 – Almoço
  • 14h – Responsabilidades Papel dos gestores dos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) e nos três níveis de gestão pública (Federal, Estadual e Municipal) em situações de eventos extremos. General Irídio – Ministro do Gabinete de Crise do Governo Federal Representante do Ministério Público Sérgio Abranches – Especialista em Políticas Públicas – Iuperj
  • 14h50 – Tribuna Livre – Depoimentos de pessoas atingidas pela catástrofe e de profissionais que atuaram nos resgates
  • 15h – Recuperação Prioridades, obstáculos e oportunidades João Carlos Kleinburg – Prefeito de Blumenau (SC) Jaime Lerner – ex-Prefeito de Curitiba Antônio Edésio Jungles – UFSCatarina Rafael Schadeck – UFSCatarina Agostinho Guerreiro – CREA-RJ
  • 15h50 – Tribuna Livre – Depoimentos de pessoas atingidas pela catástrofe e de profissionais que atuaram nos resgates
  • 16h – Captação de recursos Luciano Coutinho – Presidente do BNDES Fabiano Arcanjo – Transparência Brasil
  • 16h30 – Debate
  • 17h30 – Tribuna Livre – Depoimentos de pessoas atingidas pela catástrofe e de profissionais que atuaram nos resgates
27 de Fevereiro – Domingo
  • 9h – Protocolo de prevenção de epidemias Cruz Vermelha Médicos sem Fronteiras Equipe médica de Teresópolis (HCT e Hospital São José) Epidemiologista de Teresópolis Cristina Montenegro – Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente
  • 10h30 – Papel da comunicação na prevenção de catástrofes
  • 11h – Lançamento da cartilha para a população de cidades de risco Divulgação da I FEAT – Feira de Ecologia Aplicada de Teresópolis
  • 11h10 – Atitudes e prioridades para o futuro da região serrana: planejamento urbano, recuperação das áreas rurais, projetos educativos Ronaldo Balassiano – Especialista em planejamento urbano em áreas de encostas e várzeas – Coppe UFRJ Marcos Arruda – Economista – Políticas Alternativas do Cone Sul Lucy Teixeira Guimarães – Geotecnia Ambiental (especialista em água e lixo)
  • 11h30 – Debate
  • 12h – Encerramento do Fórum Resumo dos trabalhos
*.*
Fonte:
RÁDIO BRASIL RURAL

ORGANIZAÇÃO DOS DONATIVOS E 'BANCO DE ALIMENTOS' em debate

Comparecemos (Denilson, Monica, Aline e Pr. Arnou) à reunião chamada pelo Dione, Secretário do SMDS, ao meio-dia de ontem (25/02), na sede da Secretaria.

Fomos informados, com os outros participantes (Rotary, administradores de depósitos de mantimentos, empresários) da redução do ritmo de donativos que pode, mais à frente, causar escassez.

Também debateu-se a questão da necessidade de centralização cadastral dos donativos existentes, de seus locais e dos favorecidos. Neste último caso, porque se constata haver fornecimento excessivo a algumas famílias, em detrimento de outras necessitadas.

Presente a Alterdata, empresa de software, ofereceu seus serviços para informatização de todo o sistema, através de soft já desenhado e operacional. Foi tirada uma comissão (da qual participa Aline) para avaliar o produto e observar a necessidade de inclusão de algum campo, para que na 5ª feira, em nova reunião, se comece a decidir sobre a unificação de dados.

O Secretário reafirmou compromisso da Secretaria para informatização e unificação de todos os cadastros de atingidos pela catástrofe, passo inicial e urgente para racionalização operacional. Lembrou também que, da atual situação é embrionária da futura criação de um "Banco de Alimentos" em caráter permanente, para apoio aos mais desfavorecidos, independente da catástrofe.

A unificação dos depósitos não foi aprovada, mantendo-se, cada entidade (Rotary, empresas, igrejas, etc) no controle do armazenamento e entrega dos donativos, apenas, quando existir o sistema, com a impostação de dados das operações efetivadas.

Renovada por nós, que já a havíamos debatido no âmbito do Conselho, a proposta de criação dos "Pontos de Apoio" em locais mais distantes, de forma a facilitar a operação de fornecimento.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

CONVERSA COM PRESIDENTE DA OAB

Diante da notícia de que a OAB estaria programando a visita de uma Comissão de Vistoria ou Aferição das Condições nos Abrigos, e considerando a decisão das coordenações (post anterior) de RECOMENDAR e APELAR para que tal tipo de diligência seja evitada, por mandato das coordenações, efetuei contato telefônico com o Presidente da OAB, Dr Jeferson.

Ele informou não ter conhecimento de visitas específicas a abrigos. Disse, entretanto, da existência de uma comissão, organizada pelo Dr. Nelson Filho, que visitaria as regiões e comunidades atingidas pela catástrofe, para fazer observação e levantamento das condições hoje observadas, no intuito de detectar problemas para posteriores propostas.

Entendendo as razões do Conselho de Abrigos e do Comitê, o Dr Jeferson comprometeu-se a orientar para que a RECOMENDAÇÃO e o APELO de não haver a visita aos abrigos seja respeitado.

CLAMOR

CLAMOR!!!!

Oh! Deus de misericórdia.
Oh! Deus de pura bondade.
Oh! Deus de pura sabedoria.
Acalenta-nos Senhor de tanto sofrimento,
Cicatriza ó Pai nossas chagas,
Que persistem em sangrar.
Levanta-nos o´Deus!
Faça-nos erguer nossa fronte ainda tão machucada.
Mostre-nos o caminho a seguir,
Não permita Deus que nossos corações
Dilacerados,sejam alvos daqueles
Que sobrevivem da dor do próximo!
Abra os nossos olhos!
Seque as nossas lágrimas,
E dê-nos discernimento
Para separar o jóio do trigo!
A dor contida das perdas,
Não podem e nem devem
Serem alvo da escuridão do NADA!
Existe a Luz!!!
Creia nesta Luz!
Agarra-te ao seu semelhante mais próximo.
Dêem as mãos,compartilhem as suas dores mais contidas!
Não permitam que o ódio e a vingança
Tomem conta de nós!
Deus está nos auxiliando!
Ele quer nos ajudar!
Clame com fervor !
Busque-o para dentro de ti!!!
Chore Teresópolis!
Sofra Teresópolis!
Reivindique Teresópolis!
LUTE TERESÓPOLIS!!!!
Façamos valer os nossos direitos legítimos.
Não desanimemos.
Permitamos que a Luz do Pai nos guie nessa batalha!
Nesta luta não há lugar para a escuridão!
Não se combate a dor
Com mais dor e sofrimento!
Povo de Teresópolis...
bondoso
solidário
ordeiro
hospitaleiro!
VAMOS À LUTA!!!!
Cada um de nós,
Nos abrigos,
em nossos lares
no nosso trabalho
em nossa comunidade
pelas ruas!!!
Formemos uma grande corrente!
Corrente de reconstrução interior e exterior!
Convictos que SÓ com o AMOR de DEUS
TERESÓPOLIS SE LEVANTARÁ!!!!!!
*.*
Teresópolis, 18/02/2011
(autoria: MARGARETH ROSI
Membro da Coordenação do Comitê)

REUNIÃO DAS COORDENAÇÕES - Abrigos e Comitê

Acabou agora a reunião das Coordenações do Conselho de Abrigos com o Comitê. Ficou acertado entre as duas direções o seguinte:
  • REPRESENTAÇÃO NA REUNIÃO DE HOJE com a SMDS, para tratar do tema Banco de Alimentos ("centralização da recepção e distribuição dos suprimentos e donativos"): Comparecerão Monica (CT) e Denilson (VIJI);
  • CENTRALIZAÇÃO E DISSEMINAÇÃO DE INFORMAÇÕES - Embora tenha o Comitê decidido na última reunião que o assunto pertencia ao Conselho de Abrigos, as coordenações entenderam que o Conselho é menos abrangente e mais especializado que o Comitê, que tem maior abrangência e amplitude. Portanto, o assunto deve ser tratado e encaminhado por ele, sem prejuízo da parceria contínua entre os dois colegiados;
  • REMUNERAÇÃO DO GERENCIAMENTO DE ABRIGOS - As coordenações entenderam ser urgente "profissionalizar" o gerenciamento dos abrigos, através de pessoas remuneradas pelo Erário, eis que se trata (o serviço de abrigamento emergencial), de serviço público. As pessoas podem ser servidores ou contratados da PMT, mas onde for conveniente (por peculiaridades locais), deve ser aproveitado o serviço voluntário já existente, efetuando-se a devida remuneração;
  • RECOMENDAÇÃO E APELO -Existe hoje um grande fluxo de organizações e entidades visitando abrigos, cada uma realizando sua vistoria, fiscalização ou elaboração de cadastros (já existem cadastros da SMDS, do MP, da SME, da Saúde, do Judiciário). Noticiou-se, inclusive, que a OAB criou uma comissão que efetuaria visita aos abrigos no próximo domingo. Isso expõe por demais os abrigados, onera o gerenciamento dos abrigos, e - em muitos casos - não contribui para o melhor encaminhamento de soluções e providências. Assim, as coordenações RECOMENDAM aos gerentes de abrigos que evitem o acesso de organizações em visita que não esteja previamente agendada e APELAM às diversas organizações para que evitem tais visitas. Informações podem ser obtidas via Conselho de Abrigos, Comitê ou SMDS, lembrando-se, ainda, que existe a promessa do novo Secretário, Dione Manetti, de um esforço para tabulação e unificação dos dados de forma a facilitar o gerenciamento das providências.
Presentes: Aline (Abrigos), Denilson (VIJI), Margarete Rosi (Comitê - APAE e CMAS), Monica (Comitê - Conselho Tutelar) e Aparecida (Abrigos)
*.*
elaborado por Aline e Denilson

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

ATUALIZAÇÃO DE DADOS DA TRAGÉDIA


Informação do site da Prefeitura - 17/02/2011 - Assessoria de Comunicação
  • Atualização dos números de óbitos, desabrigados e desalojados, conforme informações do Centro de Gerenciamento de Crise.
  • Óbitos - 382 // Desabrigados - 6.727 // Desalojados - 9.110

SAIU HOJE NA IMPRENSA LOCAL

Edital de Convocação publicado na página 10 do Diário de Teresópolis, informa a convocação de Assembléia Geral Extraordinária de "DE TODAS AS VÍTIMAS DA TRAGÉDIA QUE SE ABATEU SOBRE TERESÓPOLIS", a ser realizada em 10/03/2011 no CEAC Sta Tereza (Praça Baltazar da Silveira 65 - Várzea) às 19hs.

A pauta prevê: ---criação de entidade representativa das vítimas da tragédia; ---apresentação e aprovação de estatuto; ---eleição da diretoria; ---posse da diretoria eleita.

Prazo para apresentação de chapas vai até as 18 hs de 10/03.

O edital é assinado pela Comissão Eleitoral, composta por Marco Aurélio Benedito Alves, Antonio Geraldo Cardoso, Carlos André Veloso, Valdeck Antonio do Amaral, Edio de Paula Ribeiro Jr e Marco Antonio Furtado.

CARNAVAL - AGENDA DE REUNIÕES



Embora o Carnaval oficial esteja suspenso em Teresópolis, por conta da tragédia, já prevendo dificuldades para manutenção da agenda de reuniões, tomei a liberdade de propor as alterações mais plausíveis, que postei na coluna ao lado "Próximos Compromissos", sugerindo seu exame para referendo ou alteração pelas Coordenações que amanhã se reunem.

REUNIÃO DE ONTEM - Conselho de Abrigos

Reunião Conselho Municipal de Abrigos Emergenciais
23/02/11

Iniciada às: 9:00 horas.


Presentes (Pr. David Mendonça (Abr. Irg. Brasil p/Cristo), Jorge M.Rezende (Assoc Moradores Água Quente), Arthur Barbosa (Abr Igr Batista Barra), Maria Aparecida (Paróquia Sta Rita), Batalha (Abr. Rádio Brasil Rural), Aline dos Anjos (Abr. Igr. Bat. Serra dos Órgãos), Denilson (Vara da Infância), Maria Terezinha Espinosa de Oliveira Cargo ( UNIFESO), Paula (Abr. Bebidas Comary) e Dione Manetti ( Secretária de Desenvolvimento Social).

Informes:
  • Assuntos que haviam sido remetidos ao debate do Comitê (centralização e divulgação de informações, possibilidade de remuneração/ profissionalização da gestão dos abrigos) foram retornados por aquele Colegiado ao Conselho.
  • Mudança na secretaria de Desenvolvimento Social;
  • Necessidade de - conforme a relação de pleitos emergenciais - concluir o levantamento de tempo de resistência de cada abrigo emergencial, para permitir uma desocupação/substituição coordenada;
Apresentação:
  • Foi apresentado nesta reunião o novo Secretário de Desenvolvimento Social Dione Manetti, trazido pelo atual Secretário de Administração, Rudimar, que explicou rapidamente a substituição e informou da manutenção da sua equipe na SMDS como apoio ao novo Secretário;
  • Dione expôs sua experiência e propostas iniciais;
  • Informamos ao secretário sobre os documentos organizados por este Conselho (Orientações Técnicas para os Serviços de Abrigamento Emergencial, Carta Aberta e Relação de Pleitos).
  • O Conselho Municipal de Abrigos Emergenciais expôs ao Secretário a necessidade de urgência de providências nos seguintes assuntos: --Prazo para cumprimento da demanda por “mistura” (carne e hortifrutigranjeiros); ---lista confiável dos abrigos existentes, ---necessidade de informações concretas e atualizadas sobre aluguel social e outros benefícios; ---necessidade de regularização jurídica da relação abrigos/pmt por convênio ou termo de compromisso; ---necessidade de armazenamento centralizado dos donativos; ---urgência para o acompanhamento de assistentes sociais nos abrigos e no reassentamento (sendo considerado pelo Secretário insuficiente o nº de profissionais disponíveis); ---Necessidade de criar sistema de assistência aos "ex-abrigos" que mantiveram estrutura de acompanhamento aos ex-abrigados, e funcionam como "pontos de apoio" (Caso da Assoc de Moradores de Água Quente)
Debates e encaminhamentos:
  • Reunião das Coordenações do Conselho de Abrigos e do Comitê, na próxima sexta-feira, dia 25/02 às 08:30 horas na Vara da Infância, para acertar as diferenças de encaminhamento;
  • Compromisso do Secretário da SMDS de passar a ter por escrito as informações, listas e dados necessários ao gerenciamento da crise;
  • Efetuada a listagem inicial de tempo de tolerância* dos abrigos presentes: -- Abrigo Rádio Brasil Rural = indeterminado.(Possui terreno de 4mil/m quadrados para disponibilizar à ShelterBox); -- Paróquia Santa Rita = Prazo até 25/02 (10 Pessoas/03 famílias); --Abrigo Acolher (IBBI) = indeterminado (hoje possui 91 abrigados – capacidade à conversar); --Abrigo Brasil p/ Cristo Pr. Davi = indeterminado (28 abrigados – disponível para receber mais 5 famílias); --Abrigo Serra dos Órgãos (IBSO)= Máximo de 1 semana (12 abrigados); --Abrigo Recomeçar (Bebidas Comary) = indeterminado (220 abrigados – possível ocupação das tendas SheltherBox – mas ainda sem prazo para o mesmo;
  • Secretário se comprometeu a resolver a urgência de desocupação do Abrigo da Paróquia de Santa Rita;
  • Aline ficou de complementar, por telefone, a aferição do tempo estimado para tolerância de cada Abrigo;
  • Secretário comprometeu-se a, na semana que vem, trazer resoluções mais concretas, pois teria reunião de trabalho e reorganização geral na 6ª, 25/02.
*"Tempo de tolerância" não significa coerção contra o abrigado para que deixe o abrigo. É apenas a expressão utilizada para que os abrigos definam se existe alguma urgência organizativa (programações, aulas, eventos, etc) que demande a recolocação dos abrigados em outro abrigo ou reassentamento.

Encerrada às 11:15hs.

resumo elaborado por Arthur e Aline. apoio Denilson

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

ENTREVISTA - TV Diário

Veja a entrevista para a TV Diário, com as representantes do Comitê de Proteção às crianças e aos Adolescentes Vítimas das Chuvas e do Conselho Municipal de Abrigos Emergênciais:

ATUALIZAMOS HOJE A LISTA DE ABRIGOS

Promovemos hoje atualização da Lista de Abrigos emergenciais. Vocês devem ter percebido como é difícil isso. Já explicamos que houve problemas no início, havendo diferentes listas em uso (da SMDS, da SME, da SMS, do MP, etc). Unificá-las é uma tarefa à qual prometeu se dedicar o novo Secretário da SMDS.

Por falar nisso, acabou de ligar a Aparecida, da Coordenação do Conselho de Abrigos, que realizou diligência para verificar a desativação (confimada) do Abrigo da localidade de Imbiú, que funcionava na Paróquia Nossa Senhora da Conceição. Mas ela alertou para as queixas dos moradores de "total abandono da região" de Imbiú, Sebastiana e Vieira, pedindo socorro das secretarias pertinentes. Lá deveria ser estabelecido um "Ponto de Apoio" a partir dos contatos do ex-abrigo, a exemplo do que ocorre em Água Quente. Como tal já incluímos a região na lista que vc pode conferir na coluna lateral do blog.

NOVA ESCRIBA NO BLOG

A partir de hoje deverá atuar na redação deste blog a Secretária do Conselho de Abrigos, Aline dos Anjos. Em breve, conosco também Adriana Vital, da Secretaria de Educação, e também Secretária, só que do Comitê.

NOVO SECRETÁRIO DA SMDS VAI ÀS REUNIÕES DO CONSELHO E DO COMITÊ

Esteve participando da Reunião do Comitê ontem à tarde, trazido pelo atual Secretário de Administração da PMT, Rudimar Caberlon, que respondia pela Secretaria de Desenvolvimento Social, o novo titular desta pasta, Dione Manetti.

Ele também se fez presente à reunião na manhã hoje, do Conselho de Abrigos.

Recente sua posse (sexta-dia18), ainda está tomando pé da situação, mas apresentou suas impressões iniciais, ouviu as demandas dos dois coletivos e já saiu da reunião do Conselho com algumas urgências a resolver.

Informou que foi mantida a equipe operacional do Secretário anterior, assim facilitando os contatos e providências que já estavam em andamento.

Manetti tem experiência de participação em outros governos municipais, numa das Secretarias do Ministério do Trabalho e na equipe de transição do governo Lula. Embora vindo de fora, parece ser de muito auxílio a visão técnica e organizativa que informou pretender implantar.

Aguardemos. Maiores detalhes em breve.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

IMPORTANTE - MUDANÇA NA SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL!

Rudimar Caberlon não é mais o Secretário de Desenvolvimento Social. Foi deslocado para responder pela Secretaria de Administração. Em seu lugar assumiu Dione Manetti, de Pelotas (RS), mas com experiência na gestão de programas sociais, tendo atuado no Governo Federal por 08 anos, bem como servido aos governadores Olívio Dutra (RS) e Jacques Wagner (BA).

Sabendo da troca, conversei ontem com Rudimar, apresentando as preocupações referentes à prioridade no atendimento dos pleitos do Comitê e do Conselho. Rudimar comprometeu-se a levar Dione à reunião de hoje, para que os membros do Comitê o conheçam. Logo, é importante que todos lá estejam!

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Conselho de Abrigos prestigia posse do Conselho Juvenil 2011

O Conselho de Abrigos prestigiou a posse dos Conselheiros Juvenis de 2011, ocorrida ontem, 18/02, na Vara da Infância.
Batalha esteve lá levando a solidariedade do grupo às lideranças estudantis. Sobre essa posse, veja http://conselhojuvenilteresopolis.blogspot.com/.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

ABRIGOS DESATIVADOS - 2

Eliézer, da Coordenação do Conselho de Abrigos ligou para informar que o Abrigo improvisado na Escola Municipal Monsenhor Benassi foi desativado, cessando o impasse que lá existia, o que permitirá o reinício das aulas na unidade. Agora à tarde ele estava se dirigindo para a localidade, inclusive levando suprimentos para ajudar na limpeza da escola. Em breve, maiores detalhes.

ABRIGOS DESATIVADOS

Informação da Aparecida do Conselho de Abrigos: O Abrigo da Paróquia de São Cristóvão, situado na Fonte Santa (Pe. Tiago), foi desativado ontem. A creche que lá funciona precisava do espaço compartilhado com os abrigados. Estes foram levados para o Abr. Recomeçar (Bebidas Comary), no Meudon.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

CONSELHO DE ABRIGOS HOJE NA TV

A convite da apresentadora do "Programa Margarete Rose e Você" estarão hoje na TV Cidade, AO VIVO, a partir das 20:55, para uma entrevista que se promete animada e esclarecedora, os membros designados pelo Conselho de Abrigos ALINE DOS ANJOS - Secretária do Conselho de Abrigos e Dirigente de Abrigo (Igr. Batista Serra dos Órgãos), ELIEZER WAGNER DE SOUZA SANTOS SANTOS - Dirigente de Abrigo (Mórmons) e MARIA APARECIDA DE BARROS PEREIRA - Dirigente de Abrigo (Paróquia de Santa Rita).

CORRESPONDÊNCIA RECEBIDA

OFÍCIOS RECEBIDOS NESTA DATA:

Ao Comitê - - do MP
  • Informando que a representante do órgão no Comitê, durante o mês de fevereiro, será a Promotora de Justiça, Drª Renata Scharfstein
Ao Comitê - - da UNIFESO
  • Informando que representam a Universidade no Comitê as Profªs Maria Terezinha Espinosa Oliveira (Titular) e Kátia Cristina Felipe (Suplente)
Ao Comitê -- da S.M.Educação

Informando que:
  • A relação de crianças abrigadas "ficou a cargo do MP" em acordo firmado no início da semana;
  • A lista de alunos que não retornaram às aulas será enviada pelas escolas à SME após 15 dias do início das aulas e enviada ao MP, conforme o mesmo acordo mencionado;
  • Ocorrências disciplinares ainda não foram registradas;
  • Providências para transporte escolas foram tomadas;
  • Pólos de transferência de matrículas "em todos os distritos" estão funcionando desde 31 de janeiro.

Ao Conselho de Abrigos --- do Aldeias Infantis SOS (Alexandre)
  • Cartilha do Ministério da Saúde "Saiba Como Agir em Caso de Enchentes - Abrigos"

Reunião do CONSELHO DE ABRIGOS - 16/02/2011

REUNIÃO CONSELHO MUNICIPAL DE ABRIGOS EMERGENCIAIS
16/02/11

Iniciada às 09:15horas

Presentes: Pr. David Mendonça (Abr. Irg. Brasil p/Cristo), Jorge M.Rezende (Assoc Moradores Água Quente), Arthur Barbosa (Abr Igr Batista Barra), Maria Aparecida (Paróquia Sta Rita), Batalha (Abr. Rádio Brasil Rural), Eliézer Wagner Stos (Abr. Igr. JC SUD), Alexandre Cruz (Aldeias SOS), Denilza (Abr Igr Bat Central), Pra. Dilza Cristina Oliveira (Abr. Igr Miss Amor em Cristo), Pr. Washington I. Dias ( Abr. Igr. Deus no Brasil), Aline dos Anjos (Abr. Igr. Bat. Serra dos Órgãos), Denilson (Vara da Infância)

Informes e debates gerais:
  • Bons resultados da reunião de trabalho do dia 11/02 com as Secretarias de Segurança , Desenvolvimento Social e Saúde (ver post anterior, com os detalhes);
  • Constatação de confusão quanto às informações do aluguel social. Perspectiva de problemas à frente, pois o benefício não é definitivo. Houve uma flexibilização das regras para atender à emergência. Existe prazo de 03 meses, onde os atendimentos dispensam comprovação do gasto efetivo, após o que o benefício poderá ser revisto e direcionado para as suas finalidades de origem, ou seja, somente para recolocação residencial efetiva;
  • Confirmação da chegada das cozinheiras nos Abrigos (Ex: Abrigos da Igreja Batista Central, e da Igreja Brasil para Cristo) no dia de hoje, conforme a promessa do Secretário Rudimar;
  • Relato e preocupações sobre Vieira: Abrigo na Escola Monsenhor Benassi com gerenciamento deficiente pelos próprios abrigados, e desassistência na comunidade do Alto Vieria. Donativos não estariam chegando aos necessitados. A falta de liderança formal no abrigo teria provocado rejeição e "caos" dentro do abrigo/escola. Efetuado contato imediato com a Sec. de Educação (Soraya) que informou que, dada a ocupação da escola, estaria sendo estudada a hipótese de transferir as aulas provisoriamente para outro local. a sequência, contato com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Rudimar), que disse que o Abrigo está em fase de desativação, sendo penosa, entretanto, a negociação com os abrigados, promovida pela SMDS e Defesa Civil. Perspectiva de término da desocupação até a próxima sexta-feira. Apenas 02 ou 03 famílias precisarão de abrigo alternativo, que estaria sendo providenciado. Os demais estão sendo acomodados em casas de famílias.
  • Necessidade de novos pontos de abrigamento - Considerado inevitável que em algum momento vários dos abrigos atuais sejam desativados, por trazerem dificuldades ao funcionamento regular de algumas unidades (igrejas, principalmente) que se abriram na emergência. Lembrança de possibilidades: ---Terrenos para as barracas SeltherBox, sendo que a integrante do Conselho (Batalha) pretende disponibilizar um terreno de sua propriedade para a montagem de unidades, caso seja viável tecnicamente; ---Possibilidade do Hospital Casa de Saúde, hoje desativado em seus andares superiores, e que - se tecnicamente preparado, inclusive com desinfecção, caso necessário - poderia acolher até 40 famílias.
  • Exaustão dos voluntários / Profissionalização dos serviços de abrigo - Constatação de dificuldades em abrigos por conta do cansaço dos voluntários de primeira hora, que precisam ser liberados para seus afazeres pessoais. Alternativa seria a remuneração de voluntários ou a colocação de funcionários municipais para a manutenção diária dos abrigos.
  • Dificuldades para desocupação dos abrigos: ---Não existem imóveis suficientes para locação, além da inflação generalizada nos aluguéis; ---Acomodação de alguns abrigados à situação atual, onde tem suas necessidades supridas, sem perspectivas externas.
  • Problemas pós saída do abrigado - Muitos retornando em busca de refeições e assistência, nem sempre com postura de necessidade efetiva, mas de abuso. Orientação: ---Importância do Termo de Saída, pondo termo, a priori, à necessidade da assistência básica do Abrigo + ---Triagem dos casos que demandem apoio efetivo que o abrigo ainda possa assumir, mas sempre evitando-se o retorno do ex-abrigado ao convívio interno + ---Urgência de implementação do processo de Acompanhamento Social do Reassentamento (constante da lista de pleitos emergenciais - post de 08/02/2011 - que tem prazo para resposta pela Secretaria até 23/02).
  • Notícias de atuação descoordenada de algumas ONG's, sem controle de assistência, de forma a evitar duplicidade e complicando o mapeamento das carências.

Decisões/encaminhamentos:
  • Conselho sugere ao Comitê - Validar o Aldeias Infantis como entidade articuladora das ONG's em atuação na cidade, não como inibição de ação, mas como elemento coordenador;
  • Conselho sugere ao Comitê: ---Obtenção, centralização e disseminação pelo Comitê das informações corretas e completas sobre cada item dos atendimentos sociais (com destaque para desfazer as confusões sobre o aluguel social; ---Reunião com a imprensa, para ajuste de mecanismo de divulgação massiva das informações coletadas (brieffing semanal, releases, "Comitê responde", etc).
  • Obtenção da informação mais precisa sobre aluguel social, para divulgação urgente no blog. A cargo de Alexandre (Aldeias Infantis)
  • Propor a remuneração de voluntários e/ou deslocamento de funcionários da prefeitura para suprir o gerenciamento e serviços dos abrigos, o que atenuaria o emprego, já exaurido, de voluntários das igrejas.
  • Cada abrigo efetuar o levantamento necessário estipulando o tempo de tolerância previsto para funcionamento do abrigo, de forma a subsidiar o trabalho de recolocação/abertura de novos abrigos, a ser efetuado pela Secretaria de Desenvolvimento Social. Trazer na próxima reunião, que é o prazo para a SMDS responder ao quesito pertinente (constante da lista de pleitos emergenciais - post de 08/02/2011). Considerar, na avaliação, se a possibilidade de deslocamento de pessoal ou remuneração de voluntários elastece esse prazo.
  • Dúvidas jurídicas na gestão do dia a dia dos abrigos - Por ora, entrar em contato com a Vara da Infância (Denilson) que encaminhará os questionamentos e os responderá.
Encerrada às 11:00 horas.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

REUNIÃO PRODUTIVA - O caminho das pedras das organizações que chegam a algum lugar


Acabei de inserir nos nossos "Links Úteis", na barra lateral, um atalho para que cheguemos a um bom texto sobre Técnica de Reunião Produtiva. Costumo chamar a técnica de O caminho das pedras das organizações que chegam a algum lugar. Muitos problemas podem ser evitados se melhor soubermos - participantes e coordenador - conduzir uma reunião ao sucesso. Assim, embora saiba que quase todos, em algum grau, já conhecem o tema, fica a dica.

ABRIGOS - AS COZINHEIRAS ESTÃO CHEGANDO


Boa notícia. Conversei com o Secretário Rudimar no início da noite. Ele garantiu que até amanhã estarão atendidas as demandas emergenciais por cozinheiras. Lembremos que o problema surgiu por causa da natural exaustão das cozinheiras voluntárias e em face do afastamento das merendeiras que tiveram que deixar o apoio aos abrigos e retornar às escolas. O atendimento será conforme a tabela elaborada pela Aline, Secretária do Conselho, a partir da consulta à direção dos abrigos na última sexta-feira. Hoje algumas cozinheiras contratadas já começaram a atuar.

LEMBRETE

ATENÇÃO
Pessoal do Conselho de Abrigos
- Por dificuldades com a agenda do salão da PMT,
a Reunião de amanhã é na Vara da Infância

COMITÊ - Reunião de 15/02

Reunião de 15/02 - COMITÊ
Iniciada às 14:15 horas.

Presentes:

Alessandra (CREAS), acompanhada de 02 assistentes sociais estagiárias; Quico (CMDCA) Monica (Conselho Tutelar), Drª Renata (MP), Fátima Gil (Vara da Infância), Adriana (SME), Aline (Conselho de Abrigos), Prof. Antonio Cláudio e Silva (CME), Maria Terezinha (FESO), Kátia (FESO), Alexandre (Aldeias Infantis SOS), Maurício (Meio Ambiente e Defesa Civil) e Denilson (Vara da Infância).

Informes:
  • Bem sucedido o comparecimento de Aline e Adriana à TV Diário na semana passada, onde obtiveram boa divulgação e esclarecimentos sobre o trabalho dos coletivos. A gravação será em breve disponibilizada no blog;
  • Oferecimentos de leite da Terra Viva, ONG sediada em S. Paulo, que obteve contribuição da Nestlé, direcionada a crianças entre 0 e 12 meses de idade, serão coordenados pelo Aldeias Infantis, cfe informação do Alexandre, tendo em vista o nº pequeno de demanda específica dos abrigos em Teresópolis, sendo mais significativo em N. Friburgo e faltando ainda melhor precisão quanto à demanda de desalojados por aqui;
  • Conselho de Abrigos informou sobre o sucesso de resposta da reunião com as Secretarias de Segurança, SMDS e Saúde, conforme já postado anteriormente;
  • Foram detalhadas as providências de expedição dos ofícios requisitando informações, cfe. decisão da última reunião.
  • Feso (Pedagogia e Enfermagem) informa sobre a elaboração de documentos de esclarecimento e orientação para procedimentos nos abrigos;
  • Denilson informa que tem percebido dificuldades de algumas pessoas com a sua participação, pelo que, para facilitação do diálogo, a Vara da Infância, por um período passará a ser representada no Comitê pela Comissária Fátima Gil.
DECISÕES:

Operacionais
  • A parte executiva do Comitê, para as tarefas necessárias, ficou assim dividida: --- Controle, expedição e arquivamento de documentação, e endereço a ser divulgado como sede para os contatos com o Comitê - CMDCA; --- Postagens no blog - serão inscritos como co-autores: Aline (Conselho de Abrigos), Adriana (SME) e Alexandre (Aldeias);
  • As atas devem seguir o padrão atual, sucinto, reservando-se as atas complexas para os casos em que tenham alguma finalidade formal/jurídica;
  • O blog se mantém como canal de notícias, contato e também “arquivo público” de toda a movimentação do Comitê.
Sentido e missão do Comitê
  • Todos os oferecimentos recebidos de empresas, entidades, associações e pessoas físicas, destinados às “vítimas da chuva” devem ser recebidos e direcionados com leitura extensiva do conceito. Ou seja, uma creche pode ser necessária, não necessariamente para receber exclusivamente crianças de famílias vitimadas, mas sim para suprir uma demanda que se agravou por conta da catástrofe, e que pode - inclusive - abarcar crianças de famílias necessitadas em geral. A conclusão é que já havia demandas por serviços e equipamentos sociais (saúde, educação, assistência, etc) que se agravaram com as chuvas. Esta é a leitura a ser feita e explicada, de forma a que não se imagine estar havendo desvio de finalidade das doações;
  • Ao mesmo tempo, urge melhor definir a expectativa de pessoas/famílias/crianças e adolescentes alcançados pela tragédia, de forma a traçar ações concretas. Por ser ainda hoje difícil estimar esse número, serão tomadas as seguintes ações: ---Será efetuado contato com os destinatários dos ofícios já encaminhados (os decididos na última reunião, para IML, SME, SMDS, etc - há post próprio), para que entreguem respostas até a próxima sexta-feira (contato a cargo da Vara da Infância); ---A FESO (Terezinha e Iracema) contactarão profissional da área de estatística da FESO para, tão logo recebidos os dados dos ofícios, possam ser eles examinados e tratados, para oferecimento de pré-diagnóstico, a ser apresentado na reunião de 22/02; ---Alexandre buscará contatos para saber da possibilidade de obter serviços de um profissional que assessore o Comitê em estudo de diagnóstico mais aprofundado.
Creches - deficiência de vagas
  • Existe dramática carência de vagas em creches. Já enorme a demanda insatisfeita em 2010 (sendo objeto inclusive de uma Ação Civil Pública proposta pelo MP) foi muito agravada pela catástrofe;
  • Renovou-se a rotina já antes acordada para a carência de vagas em creches:
  • --- PASSO 1 - a pessoa se dirige à SME onde é atendida, faz seu pleito e recebe protocolo. Devem merecer prioridade os pedidos de famílias atingidas pela catástrofe;
  • ---PASSO 2 - Caso não alcance sucesso, a pessoa deve se dirigir ao Conselho Tutelar que examinará o caso, o registrará. Sendo vítima das chuvas tentará a solução por moto próprio, junto à SME. Não alcançando sucesso, encaminhará o caso de imediato ao Ministério Público, para providências.
  • --- OBSERVAÇÃO 1 - No caso das demandas regulares, de pessoas não prejudicadas pelas chuvas, o Conselho Tutelar anotará a demanda em relatório próprio, efetuando periódico encaminhamento ao MP, para as providências do órgão..
  • ---OBSERVAÇÃO 2 - Não existe atendimento desses casos na Vara da Infância, que deve providenciar o direcionamento das demandas conforme a rotina informada. Se a pessoa tem protocolo da SME, ao Conselho Tutelar. Se não tem protocolo, significa (em tese) que não foi atendida pela Secretaria e para lá deve ser encaminhada.
*.*
Encerrada às 15:20hs.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

COMITÊ - ATENÇÃO PARA QUESTÃO DE VAGAS EM ESCOLAS E CRECHES

Peço licença para introduzir um tema, para os companheiros do COMITÊ já irem pensando, em face da reunião de amanhã pois, me parece merecer pauta.

Recebemos diariamente nos últimos dias demandas por transferências de escolas que estariam sendo negadas pela SME. Uma das alegações dos requerentes tem sido que a "escola caiu".

A outra demanda gigantesca, é por vagas em creches, problema grave, que já existia antes da catástrofe, e que motivou um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) entre o MP e a Secretaria de Educação.

Conversei agora com Soraya, Assessora da Secretária Magaly, que informou:
  1. As escolas sem condições de uso, interditadas ou que serão demolidas são: E.M. Cascata do Imbuí, E.M. Nadir Veiga Castanheira, E.M. Prof. Adolfo Josetti, E.M. Floripes Langoni e E.M. Pr. Assis Cabral;
  2. Fora dessa lista, a alegação improcede;
  3. A Secretaria está atendendo os pedidos de transferência de matrícula e não tem notícia ainda de não ter conseguido efetuar uma recolocação requisitada;
  4. A pessoa sai da SME já com o encaminhamento à escola, ou - quando menos - com protocolo para retorno;
  5. Quanto às creches, a situação é mesmo complicada, pois foram perdidas algumas unidades, num quadro em que as vagas já eram insuficientes;
  6. As vagas existentes estão sendo priorizadas para atendimento às famílias abrigadas;
  7. Nos casos de demanda não atendida, o procedimento será (até que se ajuste nova rotina): encaminhar ao Conselho Tutelar, que colecionará as demandas para repasse ao Ministério Público que encaminhará as providências administrativas ou judiciais.
Lembro que existem possibilidades de ONG's/empresas que financiem/construam/subsidiem a construção de creches.

Comitê e Abrigos - PRAZOS COM A SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL

Acabei de falar com o Rudimar, Secretário de Desenvolvimento Social. O prazo para entrega da resposta à "Proposta de Orientações Técnicas para Serviços de Abrigamento Emergencial" é hoje. Ele a está elaborando. Como temos reunião do Comitê amanhã e não teríamos hoje mesmo qualquer aferição ou avaliação da resposta pretendida, negociei com ele para que esta chegue até as 12 horas de amanhã, aqui na Vara da Infância, local da reunião do Comitê.

Tratamos também da demanda emergencial de alguns abrigos, por cozinheiras, em substituição às merendeiras convocadas pela Secretaria de Educação. Rudimar disse ter recebido já a escala de urgências elaborada pela secretária do Conselho, Aline dos Anjos, e entregará a resposta também amanhã, no mesmo horário.

sábado, 12 de fevereiro de 2011

ABRIGOS - BONS EXEMPLOS DEVEM SER SEGUIDOS - 2

O Abrigo 'RENASCER', da Igreja Batista da Barra do Imbuí - que já conta com as barracas da Shelter Box instaladas para os seus 119 abrigados, tomou uma providência importante. Na linha da "Proposta de Orientações Técnicas para os Serviços de Abrigamento Emergencial" que prevêem a participação dos abrigados na gestão dos abrigos, promoveram a escolha de dois SÍNDICOS abrigados. Assim passam os próprios abrigados a ser co-responsáveis e interlocutores privilegiados e vigilantes nos assuntos de seu próprio interesse. Exemplo a ser seguido.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

REUNIÃO DE HOJE - 4 - Conselho de Abrigos e Secretaria de Saúde - Atendimentos Médicos/Psicológicoss

Foram expostas à SubSecretária Drª Luciana as demandas da área. No mesmo formato dos relatos anteriores, seguem os resultados da conversa.

  • PLEITO GERAL DE ATENDIMENTO MÉDICO NOS ABRIGOS, e ATENDIMENTO PSICOLÓGICO, destacando-se os pedidos específicos: ---carência de clínico geral e pediatra (Abrigo da Igr Cristã Missionária do Amor em Cristo); ---atendimento médico para gestante (Abrigo da Igr Assembléia de Deus do Barroso); ---maior proximidade de suporte médico (Escola Mons Benassi); ---atendimento psicológico aos abrigados (Abrigo da Igr Batista da Serra dos Órgãos); ---atendimento médico regular (Abrigos da Igreja de Deus da Barra e da Igr Metodista Centenário); ---atendimentos específicos para grávidas, hipertenso, abrigado depressivo, abrigado com ferimento profundo (Abrigo da Igreja O Brasil para Cristo); ---atendimento psiquiátrico 04 casos (Abrigo da Paróquia de S Cristõvão). ---------------------------A SUBSECRETÁRIA COMPROMETEU-SE a: ---1) mandar equipes para percorrer TODOS os abrigos efetuando levantamento dos casos, mapeando necessidades; ---2) pela mesma equipe anotar/cadastrar os abrigos já servidos por serviços médicos próprios e/ou voluntários, para supervisioná-los (casos da Igr Batista da Barra, Igr Batista Central, Abr Recomeçar, dentre outros); ---3) Prestar orientações aos responsáveis pelos abrigos e aos próprios pacientes que necessitem de medicação regular continuada; ---4) Verificar especialmente os casos de pacientes psiquiátricos, efetuando os encaminhamentos e orientações necessárias; ---5) Sistematizar o atendimento psicológico nos abrigos, inclusive o trabalho voluntários prestado pla UNIFESO; ---6) Organizar reunião de apoio psicológico e orientação aos responsáveis/cuidadores dos abrigos; ---7) efetuar levantamento dos casos de alcoolismo, efetuando contados com o AA, para as ações necessárias.
Da conversa com a Drª Luciana resultaram ainda outras demandas, propostas e sugestões importantes:
  • ORIENTAÇÕES ---Reiteração de que os casos de saúde devem ser tratados pelos recursos regulares da rede - ou seja, o abrigado que tiver problemas de saúde, se locomove até o posto de atendimento mais próximo (PSF, UPA ou Hospital, conforme a proximidade/gravidade da situação); ---As urgências são supridas pelo chamamento regular ao telefone 192. A Subsecretária forneceu à Coordenação seu telefone pessoal, para os casos em que ocorrer qualquer dúvida ou problema adicional; ---Os casos de atendimentos no abrigo são exceção (eis que, a uma gestante em estado regular de saúde basta 01 atendimento mensal e a um hipertenso sob medicação, 01 atendimento trimestral, etc.)
  • SUGESTÕES 1 --- Viu-se, no debate, que muitas das demandas pelo comparecimento de médico tem a ver com a falta de recursos para transporte do paciente/abrigado ao posto de saúde ou à UPA. Disso resultou que a Secretaria de Saúde promoverá, após levantamento, contato com a SMDS para que se estude a possibilidade - nos casos justificados - de fornecimento de passes para transporte gratuito.
  • SUGESTÕES 2 --- Relatou-se casos de desativação de abrigos, em que os abrigados passaram a sentir-se desamparados frente à nova realidade de moradia emprestada ou precária, desabastecida, daí resultando casos de depressão, inércia e alcoolismo. Sugeriu-se a inclusão - na proposta já feita à SMDS, de Acompanhamento Social do Reassentamento - de acompanhamento psicológico, e de criação de grupos de auto-ajuda dos ex-abrigados, por região, que poderiam ser gerenciados pelos próprios abrigos de origem.
  • SUGESTÕES 3 ---O acompanhamento psicológico nos abrigos deverá observar também o atendimento preventivo aos abrigados, por conta da "síndrome de tempestade" que acometeu a cidade, a partir do surgimento dos primeiros sinais de chuva ou possibilidade de chuva.

REUNIÃO DE HOJE - 3 - Conselho de Abrigos e Secretaria de Desenv. Social - INFORMAÇÕES

Foram expostas ao Secretário Rudimar as demandas para a sua Secretaria. No mesmo formato dos relatos anteriores, seguem os resultados da conversa.

SISTEMA DE INFORMAÇÕES com acompanhamento de Assistente Social
  • INFORMAÇÕES QUE DEVEM SER PRESTADAS REGULARMENTE AOS ABRIGADOS, por técnica especializada (Assistente Social): Atendimentos sociais gerais (aluguel social, bolsa-família, passe para deficientes); Reassentamento e reaparelhamento domiciliar; Informações sobre matrículas das crianças e adolescentes abrigadas; Informações básicas de saúde;--------------------------O SECRETÁRIO INFORMOU QUE A PMT ESTÁ CONTRATANDO 05 Assistentes Sociais para este período emergencial, que já na próxima semana estarão atuando para suprir a demanda deste ponto.
  • COLOCAÇÃO DE QUADROS DE AVISOS PADRONIZADOS. ----------------------SERÁ PROVIDENCIADO até a próxima quarta-feira.

REUNIÃO DE HOJE - 2 - Conselho de Abrigos e Secretaria de Desenv. Social - NUTRIÇÃO

Foram expostas ao Secretário Rudimar as demandas da sua Secretaria. No mesmo formato do relato sobre as questões de Segurança seguem os resultados da conversa.

NUTRIÇÃO
  • NUTRICIONISTA - Necessidade de elaboração de cardápio balanceado ---------- O SECRETÁRIO PROMETEU IMPLEMENTAÇÃO da providência até a próxima reunião do Conselho, na quarta-feira;
  • "MISTURA" - ASSIM ENTENDIDOS OS COMPLEMENTOS; Carne, Legumes, Verduras e frutas ------------- A CARNE JÁ ESTÁ SOLUCIONADA e deve começar a chegar regularmente já na 2ª feira. Os demais itens serão solicitados até 2ª feira;
  • FLUXO DE FORNECIMENTOS MAIS DEFINIDO E PONTUAL ------------------- O SECRETÁRIO COMPROMETEU-SE A REGULARIZAR o fluxo, com apresentação de resultados na próxima reunião do Conselho;
  • COZINHEIRAS PARA SUBSTITUIÇÃO DAS MERENDEIRAS QUE RETORNARAM ÀS ESCOLAS OU DAS VOLUNTÁRIAS EM PROCESSO DE EXAUSTÃO --------------------- O SECRETÁRIO COMPROMETEU-SE A PROVIDENCIAR SOLUÇÃO, destacando as urgências já declaradas, da Igreja Batista Central (que pode ver inviabilizado o funcionamento do Abrigo por essa pendência), do Abrigo Recomeçar e de outros. Aline, da Coordenação ficou de efetuar levantamento das urgências, apurando prazos para atendimento da demanda, a serem transmitidos ao Secretário por e-mail, ainda hoje.

REUNIÃO DE HOJE - 1 - Conselho de Abrigos e Segurança

Hoje o Conselho de Abrigos, por sua Comissão Coordenadora, capitaneada pela Secretária Aline, se reuniu na Vara da Infância, com os Secretários de Segurança (Capitão Laet), de Desenvolvimento Social (Rudimar) e com a SubSecretária de Saúde (Drª Luciana). Foi uma proveitosa reunião de trabalho, objetiva, com as partes bem preparadas para o diálogo, da qual anotamos os seguintes resultados.

SEGURANÇA DOS ABRIGOS

Estiveram acompanhando o Capitão Laet, o Major Anderson (no Comando da PM), o Capitão Charopen (Força Nacional) e o Major Maia (do Gabinete de Segurança Integrada). A equipe, que compõe o CGC - Centro de Gerenciamento de Crise, instalado pela Secretaria Municipal de Segurança Pública compareceu com um planejamento operacional realizado a partir de entrevistas e visitas nos abrigos, logo após a apresentação da demanda na reunião de 2ª feira na PMT. Viu-se que o plano contemplou a maior parte das preocupações dos abrigos.

PEDIDOS DO CONSELHO DE ABRIGOS, seguido da resposta do Gabinete de Segurança Pública e eventual comentário da Coordenação:
  • RONDA DIURNA em todos os abrigos -------------- GARANTIDA SUA REALIZAÇÃO PELA EQUIPE DE SEGURANÇA - JÁ EM CURSO;
  • SEGURANÇA 24 horas no abrigo da Paróquia São Cristóvão --------------- GARANTIDA SUA REALIZAÇÃO, COMO TAMBÉM NOS ABRIGOS "RECOMEÇAR" (Meudon/Bebidas Comary) e no Abrigo sediado na ESCOLA MONSENHOR MÁRIO DO CARMO BENASSI (Alto de Vieira);
  • RONDA NOTURNA NOS ABRIGOS Igr Cristã Amor em Cristo (19h), Igr Assembléia de Deus -Posto Bibi (22h), Igr Metodista Centenário - Barra (21h), Igr Brasil para Cristo - Várzea (21h), Paróquia de Sta Rita (21h) Projeto Vida Nova (22h), Igr Assembléia de Deus - Paineiras ('noite') ----------------- GARANTIDA A REALIZAÇÃO DE RONDA NOTURNA, EMBORA NÃO TENHAM COMO GARANTIR A PRECISÃO DO HORÁRIO ANOTADO. ----------Neste ponto chegou-se a um consenso de que a preocupação é com o período de retorno ao abrigo dos abrigados que retornam de atividades diurnas, alguns alcoolizados ou tensos pelo dia de trabalho ou insucessos, nesta época de dificuldades. Neste horário, até o recolhimento efetivo para o sono, ocorre maior circulação no abrigo, propiciando ambiente confuso, propício à possibilidade de indisciplina ou ilicitude. Assim, embora sem a garantia de horário específico, ficou indicada a necessidade de reforço de segurança no período.
  • SEGURANÇA NOTURNA, SEDIADA nos Abrigos "Renascer", da Igr Batista Barra do Imbuí (19 às 07h); Abrigo "Recomeçar", Meudon/Bebidas Comary (19 às 07hs); Escola Monsenhor Benassi (19 às 07hs); Igr Batista Central (21 às 06hs); Igr Batista da Serra dos Órgãos (21 às 06 hs); Paróquia de S. Cristóvão (22 às 06hs) ---------------- A equipe do Gabinete de Crise informou da impossibilidade de atendimento desse pedido, por falta de efetivo. Propôs a intensificação das rondas noturnas. Ficou acertado que não ocorrerá apenas passagem em frente do abrigo, mas ocorrerá também contato com o responsável noturno pelo abrigo, o que deve ser providenciado.-------------- Foram contactados alguns Abrigos que tinham esse pleito, como as Igrejas Batistas Central, da Barra e da Serra dos Órgãos que concordaram com o formato. Como visto em item anterior, o Abrigo Recomeçar (Meudon/Beb Comary) passou a ser acompanhado 24 hs, como também o da Paróquia de S. Cristõvão e o da Escola Mons Benassi. Assim, a Coordenação deu por bem encaminhada a solução da demanda.
  • RECOMENDAÇÕES E ACORDOS GERAIS - Houve orientação de que as emergências de segurança, mesmo nos Abrigos, sigam o curso normal de contato com o 190, da Polícia Militar. O Comandante da PM recomendou especial identificação do reclamante, como sendo responsável por Abrigo, fornecendo seu nome, e pedindo o nome do militar atendente. Em caso de não resolução do problema, foram fornecidos à Coordenação do Conselho de Abrigos os telefones dos comandos das forças em atuação, para contato emergencial.
*.*
Demais itens negociados com SMDS e Secret de Saúde, seguirão em postagens separadas

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

CONSELHO JUVENIL DE TERESÓPOLIS

Na próxima sexta-feira, dia 18/02/2011 às 14:30 horas, no Auditório da Vara da Infância, serão empossados pela Juíza, Drª Inês Joaquina Sant'Ana Santos Coutinho, os novos integrantes do CONSELHO JUVENIL DE TERESÓPOLIS, projeto de formação e capacitação de lideranças estudantis.

A reunião do Comitê de Proteção, na última 3ª feira, já contou com a participação de dois jovens Conselheiros, que mesmo ainda não empossados, lá estiveram, preocupados em conhecer a situação da cidade no pós-calamidade. Certamente os Conselheiros Juvenis terão o que dizer e muito com que contribuir nesse momento de reconstrução.

O Conselho Juvenil tem página própria, que pode ser conhecida em http://conselhojuvenilteresopolis.blogspot.com/. Desde já ficam convidados os integrantes do Comitê e do Conselho de Abrigos para a posse noticiada.